Marcadores

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CÉLULAS - UNIDADES FUNDAMENTAIS

CÉLULAS - UNIDADES FUNDAMENTAIS

Células são pequenos compartimentos, quase sempre invisíveis a olho nu, presentes em todos os organismos, com exceção dos vírus.
Uma célula é uma “bolsinha” de matéria viva. Suas necessidades são muito parecidas com as de um organismo inteiro. Por isso, a célula pode ser considerada uma "miniatura” do organismo.

ORGANIZAÇÃO CELULAR

Por mais diferentes que sejam as células quanto à sua forma ou à sua função, todas elas apresentam algumas estruturas básicas, com papéis bem definidos. Assim qualquer célula tem um envoltório externo, que é a membrana plasmática; um material gelatinoso interno, chamado citoplasma; e uma região central (como se fosse um caroço de fruta) que é o núcleo.



Célula animal e suas organelas



MEMBRANA PLASMÁTICA

A membrana plasmática é uma “pelinha” bem fina que envolve toda a célula e tem como função regular as trocas entre a célula e o ambiente. Isso quer dizer que ela faz uma seleção das substâncias que entram na célula ou dela saem. Os biólogos chamam essa característica de permeabilidade seletiva. Você consegue explicar o significado dessa expressão?
Você já deve ter ouvido falar que quase tudo o que comemos chega até as nossas células. De maneira geral, moléculas pequenas como as de água, de oxigênio, de gás carbônico e de glicose passam com facilidade pela membrana plasmática.
Moléculas grandes, como as de gordura e de proteínas, não conseguem atravessála, sendo necessário ser digerida (quebrada) em partículas menores no tubo digestório.



CITOPLASMA

É um material gelatinoso, atravessado por uma rede de canais chamada retículo endoplasmático. Também fazem parte do citoplasma pequenas estruturas que ficam nele mergulhados, tais como as mitocôndrias e ribossomos.
O citoplasma é responsável pela transformação do alimento que penetra na célula e pelo transporte e armazenamento de substâncias no interior da célula.
O retículo é uma via de transporte muito eficiente. Ele também apresenta regiões mais alagadas, chamadas vacúolos. É ali que as reservas alimentares podem ser armazenadas.

PRODUÇÃO DE ENERGIA

Parte do alimento absorvido pela célula é utilizado como combustível. Isso ocorre principalmente com os açúcares. Os açúcares e o oxigênio entram na mitocôndria e ali reagem através de um processo de combustão liberando energia. Como resíduos, são produzidos gás carbônico e água.

PRODUÇÃO DE MATERIAL CELULAR

A célula também usa parte de seu alimento para fabricar mais material celular. As estruturas encarregadas dessa tarefa são os ribossomos. Utilizando matérias-primas que entraram através da membrana, eles fabricam substâncias especiais chamadas proteínas.
As proteínas são as principais moléculas de construção da matéria celular. Grande parte da célula é formada por elas. Assim, sintetizar (produzir) proteínas permite que a célula cresça e também substitua partes desgastadas. Crescer é o primeiro passo para que a célula se reproduza.

NÚCLEO: COMANDO CELULAR

Todas as funções de uma célula são coordenadas pelo núcleo. Assim, por exemplo, o núcleo controla a produção das proteínas, regulando a atividade dos ribossomos.
No interior do núcleo, existem pequenos filamentos chamados cromossomos, que contém a “programação” da célula. Tudo o que a célula faz depende das informações existen- tes em seus cromossomos.
Os cromossomos são constituídos por ácidos nucléicos, substâncias muito estudadas os últimos quarenta anos.

MULTIPLICAÇÃO

O núcleo celular está também relacionado com uma propriedade muito importante das células: a capacidade de multiplicação. É através desse processo que os organismos crescem e substituem partes perdidas ou desgastadas.
Quando uma célula atinge determinado tamanho, ela pode se dividir. Nesse processo, a célula inicial se parte em duas células menores.
Antes da divisão, porém, o núcleo, com todos os seus componentes se duplica. Por alguns instantes, a célula possuirá dois núcleos idênticos. Somente então o citoplasma se dividirá, formando duas células independentes, com as mesmas capacidades da célula inicial.

Exercícios

01. O que é uma célula e quais são suas três estruturas básicas?
02. Qual a função de cada uma dessas estruturas?
03. Como as células se multiplicam e qual a finalidade dessa multiplicação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário